Aeroporto de Guarilhos

Como se Preparar para uma Viagem ao Chile

Olá leitores, que saudades!

Enfim volto de uma longa jornada de férias ao Chile e Vale Nevado e gostaria de compartilhar com vocês minhas experiências pelos lugares que passei. Farei uma série “Chile” com dicas de locais e hospedagem pelos lugares por onde passei, então chega de papo e vamos falar de coisa boa começando pela preparação da viagem!

Quanto irei gastar no Chile e como trocar o dinheiro?

Se você é uma pessoa preocupada com os possíveis problemas que uma viagem ao Chile pode lhe trazer digo que a primeira coisa que você precisa fazer é ter uma quantidade mínima de dinheiro em mãos e quando digo dinheiro isso quer dizer claro Pesos Chilenos. Muita gente gosta de deixar pra trocar o seu dinheiro quando chega lá pois é muito mais barato, o problema é que se você quiser pegar uma passagem de avião mais em conta, provavelmente você chegará ao aeroporto de madrugada, e ter que contar com a sorte de conseguir trocar tudo no aeroporto…eu não quis arriscar chegar em outro país sem 1 centavo de pesos em mãos!

peso chileno

 

Existem duas opções: você pode trocar com algum amigo aqui no Brasil (mais em conta) ou trocar nas casas de câmbio, o que será obviamente um pouco mais caro. O mínimo que você pode trocar é R$ 300 reais, o que será equivalente a mais ou menos 60.399,05 pesos.

A proporção quando fomos era de 1 Real = 190 Pesos (quanto pagamos no primeiro dia). Comprar lá é muito melhor, pois não tem nenhum tipo de taxa para fazer a troca das moedas, aqui no Brasil além do valor ser muito menor tem taxa, antes de viajar pagamos algo em torno de 1 Real = 172 Pesos.

Não vou dizer quanto gastei com as passagens pois os tempos mudam e este valor pode variar com a época então não importa tanto valores, mas para terem uma ideia eu gastei em torno de RS2000 reais duas pessoas. Viajei final de agosto e esta é a época de temporada de inverno então não é a época mais barata para se viajar para o Chile.

Roupas para o Inverno no Chile

Se você pretende pegar neve, recomendo levar roupas quentes e impermeáveis. Prepare seu bolso pois estas roupas costumam ser caras, o que você precisa se questionar é se irá comprar e depois nunca mais usar. A melhor ideia que tive foi ir no “Decathlon” uma loja especializada em esportes e com preço bem acessível, além disso compramos meias e roupas para as camadas internas (que aquecem) e casaco impermeável (pois estes não são tão quentes e são possíveis de serem reutilizados aqui no Brasil). Todo o resto do equipamento para ski recomendo vocês alugarem a não ser que este seja um esporte que irão praticar sempre. Acreditem ou não o melhor acessório que comprei foram as luvas impermeáveis pois o gelo pode virar uma lâmina depois de algum tempo.

Luvas para esquiar no Chile

 

Remédios para viajar

Como esta parte é importante! Nós do Mapa de Hotéis não desejamos que você precisem tomar nenhum remédio, mas se algo der errado por favor tenham sua “farmacinha” na mochila! Estamos falando de um país com grandes altitudes, paisagens que vão de neve à deserto e com uma comida tipicamente apimentada e rica em peixes e mariscos, só com isso já podemos ter uma ideia dos remédios para levar né?

Então aqui vão os itens essenciais para esta viagem: remédio para dor em geral, gelol, remédio para enjoo (eu tenho certeza que você vai sentir enjoo pois até eu que tenho estômago forte senti na subida), e remédio para o intestino. Se você não levar seu remédio terá que comprar lá e os nomes dos remédios são outros, então você terá que desenvolver bem se espanhol para explicar qual remédio quer comprar. 🙂

Como comprar chip de celular, internet e comunicação no Chile?

Este item é fácil! Procure se hospedar num local que possua as tomadas compatíveis com seu carregador de celular e afins e quanto ao chip deixamos para comprar no outro dia tranquilamente pois não existe burocracia nenhuma de registro ou ativação. Se você descer no aeroporto de Santiago existem lojinhas la com venda de chip pré-pago, acredito que pagamos 3 mil pesos em cada chip que davam direito a 15 mil de créditos, veio bastante e durou uns 8 dias (eu uso bastante a internet).

chip wom chile

Apenas compre e ligue no número que vem junto à instrução do cartão e em alguns minutos já estará ativado. Em Santiago você compra pré-pago por “bolsa” ou seja, 250mb, 500mb, etc…

Nós recomendamos que você prepare sua viagem comprando as passagens aéreas e reservando a hospedagem o quanto antes, assim já fica meio caminho andado e com certeza mais economia para seu bolso! Se seguirem estas instruções com certeza será uma viagem muito agradável e inesquecível pois o Chile é um país lindo.

Gostaram das dicas? Faça seu comentário e compartilhe conosco sua experiência!

 

Leticia Carvalho

Mineira, de família carioca, vive atualmente na cidade de São Paulo. Com experiência no universo da hotelaria desde sua infância, possui uma bela mistura de conhecimentos em turismo e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *