Pontos turísticos de Macapá – Fortaleza de São José

Este é o primeiro post de uma sequência completa sobre Macapá! Irei mostrar um pouco de tudo da cidade de Macapá, dentre os tópicos abordarei  história, cultura e religiosidade desta capital tão linda. Começaremos hoje pelo primeiro ponto turístico de Macapá: A Fortaleza do São /josé:

Fortaleza de São José localiza-se em uma faixa territorial à margem esquerda do rio Amazonas.

A Fortaleza é, para os amapaenses, uma das maiores referências, por representar um marco cultural, arquitetônico e histórico. Foi erguida entre 1764 e 1782 pelas mãos de negros e índios, escravos da colonização portuguesa. No passado, tinha a função de garantir o domínio lusitano no extremo norte do Brasil. Hoje é um dos principais pontos turísticos de Macapá.

Fortaleza São José Macapá

 

Vista de cima, a Fortaleza se assemelha a uma estrela, pela disposição de seus quatro baluartes, batizados pelo então Governador e Capitão-General Fernando da Costa de Athayde Teive com os nomes de Madre de Deus, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e São José. Na parte de dentro, encontram-se os prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital, além dos elementos externos componentes do complexo, como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.

Em 22 de março de 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Recentemente reformada pelo Governo do Estado, a Fortaleza ganhou o Museu Joaquim Caetano da Silva e o serviço de visita monitorada por guias.

Fortaleza São José -  Macapá

Endereço: R. Cândido Mendes, s/n° – Centro – Fone (96) 212 5118

Visitação: terça-feira a domingo, das 8 às 18 h.

 

Veja mais: Hospedagens no Macapá

Leticia Carvalho

Mineira, de família carioca, vive atualmente na cidade de São Paulo. Com experiência no universo da hotelaria desde sua infância, possui uma bela mistura de conhecimentos em turismo e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *