TOP 5 Melhores Carnavais do Brasil

O turismo durante o carnaval é uma prática difundida em diversas regiões do Brasil, pois o país é conhecido mundialmente por suas festas animadas e coloridas durante esse período. Sabemos que o carnaval atrai milhões de turistas nacionais e estrangeiros, proporcionando uma experiência única de cultura, música, dança e diversão. Então separamos pra vocês um ranking com o que elegemos como os melhores carnavais do Brasil, para todos os gostos!

Vale ressaltar que a avaliação dos “TOP” carnavais de rua no Brasil pode ser subjetiva, pois depende das preferências individuais e do que cada pessoa procura em uma festa de carnaval. No entanto, algumas cidades são amplamente reconhecidas por seus animados e tradicionais carnavais de rua. Aqui vai o Ranking:

5º Lugar – Carnaval de Recife (PE)

O Carnaval de Recife é marcado pela mistura de ritmos, incluindo frevo, maracatu e coco. Os blocos líricos e alguns famosos bonecos gigantes também fazem parte das festividades. O Carnaval do Recife tem seu destaque por ser um dos maiores e mais diversificados do país, sua característica está nos mega shows!

Bloco galo da madrugada gabi amarantos recife
Foto: Thays Estarque

Enquanto o Recife também possui blocos de rua, muitos deles têm uma produção mais elaborada e costumam atrair grandes públicos. Os trios elétricos e apresentações de artistas renomados são comuns nos circuitos do Recife Antigo e outros locais da cidade. Um bloco que costuma atrair multidões é o famoso Galo da Madrugada.

O “Galo da Madrugada” é considerado o maior bloco de Carnaval do mundo e é uma das principais atrações do Carnaval de Recife, Pernambuco, no Brasil. Ele é conhecido por atrair uma multidão de foliões e por suas dimensões impressionantes.

4º Lugar – Carnaval de Olinda (PE)

O Carnaval de Olinda é famoso pelos seus tradicionais bonecos gigantes. Carnaval é caracterizado por suas ladeiras íngremes, pequenos blocos de rua, e uma atmosfera mais descontraída e tradicional. O frevo e o maracatu também são predominantes, mas em Olinda, há uma ênfase maior nos blocos de rua e nos bonecos de Olinda, com destaque para a participação ativa dos foliões.

Bonecos de Olinda do carnaval de rua

A infraestrutura pode ser mais limitada pois é uma cidade menor que Recife, mas isso contribui para a atmosfera única do Carnaval olindense.

Em resumo, enquanto o Carnaval de Recife destaca-se por sua magnitude, shows e desfiles de trios elétricos, o Carnaval de Olinda é conhecido por sua tradição, blocos de rua mais pequenos e uma atmosfera mais pitoresca. Ambos têm suas características únicas, oferecendo opções diversas para os foliões que buscam experiências diferentes durante essa festividade.

3º Lugar – Carnaval de São Paulo (SP)

Além dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo, a cidade de São Paulo tem uma cena crescente de blocos de rua que atraem multidões. E por conta deste crescimento do carnaval de rua é que São Paulo conquistou o 3º lugar no ranking de melhores carnavais do Brasil.

Bloco Agrada Gregos de são paulo

Bairros como Vila Madalena são conhecidos por suas festas animadas durante o carnaval, mas o centro de São Paulo, Largo da Batata e muitos outros bairros também concentram os famosos bloquinhos. Se você quiser saber mais confira os melhores blocos de rua de São Paulo.

2º Lugar – Carnaval de Salvador (BA)

O Carnaval de Salvador é conhecido pela sua atmosfera única de trios elétricos, com grandes artistas percorrendo os circuitos da cidade e arrastando multidões de foliões. Os blocos afro e afoxés também são parte importante da tradição carnavalesca de Salvador.

Alguns destaques que honram o título de segundo melhor carnaval do Brasil são as misturas de “tribos” e a cultura do Axé, tais como blocos Afro, Circuito Dodô e Osmar, trios elétricos com famosos do Axé e do pagode e Fantasias e Abadás que trazem os pacotes completos e com mais segurança para os foliões.

leo santana no carnaval de salvador

Além disso existe  a questão da duração prolongada da festa. O Carnaval de Salvador tem uma programação intensa, com festividades que começam oficialmente na quinta-feira e se estendem até a quarta-feira de cinzas.

1º Lugar – Carnaval do Rio de Janeiro (RJ)

O Carnaval do Rio de Janeiro é mundialmente famoso pelos seus desfiles de escolas de samba no Sambódromo, mas também oferece uma experiência única nos blocos de rua, onde milhões de pessoas se reúnem para celebrar em diferentes bairros.

Elegemos a medalha de ouro para o carnaval do Rio de Janeiro por ter atração internacional, por ser uma experiência incrível assistir uma escola de samba. Vai além disso, é a cultura do samba, a tradição das márcaras que é algo muito forte nas fantasias das escolas, é o fervor das baterias e também não bastando tudo isso também existem os blocos de rua.

Foto Carnaval Rio de Janeiro

 

Estas são apenas algumas opções, e muitas outras cidades brasileiras têm carnavais de rua igualmente animados e tradicionais. Vale a pena explorar diferentes regiões para experimentar a diversidade do carnaval brasileiro.

 

Leticia Carvalho

Mineira, de família carioca, vive atualmente na cidade de São Paulo. Com experiência no universo da hotelaria desde sua infância, possui uma bela mistura de conhecimentos em turismo e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *