Última atualização 12 de maio de 2025 às 17:24
Se você está em busca de experiências que encantam e, ao mesmo tempo, cuidam do planeta, vale conhecer essa seleção de hotéis sustentáveis no Brasil que unem conforto, natureza e responsabilidade ambiental.
Do sertão mineiro às praias baianas, esses hotéis foram reconhecidos com o Selo XIS, uma certificação que avalia práticas sustentáveis em mais de 100 critérios. E não se trata apenas de reciclagem ou placas solares — para a hospedagem ser considerada sustentável ela deve também respeitar a cultura local, preservar biomas e envolver a comunidade em seus projetos.
– Avaliação de práticas ESG;
Conheça os 9 hotéis sustentáveis no Brasil:
Pousada do Ouro (Paraty, Rio de Janeiro)

Esta pousada ocupa uma casa do século XVIII, situada na região histórica de Paraty. Todos os quartos possuem ar-condicionado, banheiro privativo e TV de tela plana. Amenities de banho e secador de cabelo também estão disponíveis. Para o lazer, oferece piscina ao ar livre e vista para o jardim. Tem buffet de café da manhã diário com frutas da estação, frios e pães preparados no dia e o bar rústico do hotel serve uma variedade de coquetéis especiais.
Rancho do Peixe (Praia do Preá, Ceará)

Localizada a 12km de Jericoacoara, na Praia do Preá, os bangalôs da pousada Rancho do Peixe foram totalmente projetados com materiais do local. Cada bangalô possui ventilador de teto e frigobar. Os decks privativos contam com redes. Como opções de lazer tem spa, restaurante, bar e piscina de 25 metros. Não há TV nos quartos, para que você possa aproveitar o ambiente natural ao máximo.
Pousada Vila Kalango (Jericoacoara, Ceará)

Entre a Duna do Pôr do Sol e a Praia de Jericoacoara, esta pousada dispõe de acomodações em cabanas. As unidades possuem uma varanda privativa com espaço para rede. Os quartos são feitos de madeira e construídos sobre pilares de eucalipto. Também não tem TV nos quartos e algumas unidades contam com ventilador, outras com ar-condicionado. No centro da Vila Kalango, você encontrará uma piscina em formato de lagoa cercada de espreguiçadeiras e com um bar ao lado da piscina. Se quiser uma massagem ou variedade de tratamentos, tem o spa.
Pousada Outeiro (Praia do Espelho, Bahia)

Localizada no topo de um rochedo, a pousada oferece piscina ao ar livre de 25 m2 rodeada por jardins, bem como vista do mar, restaurante regional, bar e Wi-Fi gratuito. Todos os quartos possuem ar-condicionado, cofre, banheiro privativo, telefone e TV a cabo. Clube de praia e campo de golfe estão disponíveis por um custo adicional.
Também fazem parte da lista os hotéis:
- Hotel Casa dos Arandis (Maraú, Bahia)
- Ibiti Projeto (Lima Duarte, Minas Gerais)
- Vila de Alter (Alter do Chão, Pará)
- Refúgio na Serra Boutique Hotel (São Bento do Sapucaí, São Paulo)
- Pousada Boutique Amazônia (Alter do Chão, Pará)
Entre os destaques, está uma pousada que utiliza materiais reciclados na construção dos bangalôs, um hotel que investe em reflorestamento nativo e outro que resgata saberes tradicionais em suas experiências com os hóspedes. A ideia é clara: proporcionar bem-estar sem deixar pegadas negativas.
>>>Leia também: Astroturismo vira tendência de viagem para 2025
Esses destinos mostram que a viagem ecológica é mais do que tendência — é um convite para repensar a forma como exploramos o mundo. E o melhor? Ainda é possível viver momentos inesquecíveis, com vista para o mar, trilhas na floresta ou passeios culturais que transformam.
Se você sonha em viajar de forma mais consciente, essa lista é o ponto de partida ideal. Ela prova que o turismo sustentável no Brasil está mais acessível, criativo e inspirador do que nunca.



