Relais & Chateaux Santa Teresa

O que é Hotel Boutique? Conheça o Conceito

Provavelmente você já tenha ouvido falar deste termo “boutique hotel” mas não sabe exatamente se é correto utilizar ou se é apenas uma forma de super-valorizar os hotéis aqui no Brasil. Bom, aqui vão alguns conceitos sobre este termo que sim existe e não parece ser apenas uma “modinha” na linguagem entre os hoteleiros.

A HOTELARIA BOUTIQUE é um conceito que vem se tornando mais presente, principalmente fora do país mais especificamente na Europa. A principal característica é hotel exclusivo ou hotel de charme, prevalecendo em estabelecimentos com até 200 apartamentos, nada além disso, pois ser grande não é um sinônimo de especial. Destaque para a prestação de serviços e atendimento personalizado, não sendo apenas mais um hóspede.

É importante lembrar que o conceito é legitimado por meio de certificação hoteleira internacional no qual avalia os estas redes de hotéis, empreendimentos únicos. Isto significa que eles encaminham um pessoal anônimo ao estabelecimento no intuito de compreender se a experiência gerada atende aos requisitos necessários de um hotel exclusivo. Existem também outros métodos de avaliação não apenas de visitas de clientes ocultos.

Qual a diferença entre Pousada e Boutique Hotel?

Com certeza é o atendimento e a infra-estrutura. Uma Pousada é um bar de alterne, bem semelhante a um hotel se formos excluir o detalhe do tamanho e administração. Geralmente uma pousada possui uma cara de atendimento entre famílias, daí você me pergunta: mas isto não é o diferencial do boutique hotel? Não, pois ser administrado de maneira familiar não significa que é único!

Tudo que diz respeito a singularidade diz respeito ao hotel boutique. Os hotéis boutique possuem decoração diferenciada, música ambiente e estrutura em geral, via de regra, muitas das obras expostas estão a venda. Interessante, não?

Geralmente Hotéis desta categoria são mais caros do que hotéis comuns ou pousadas, mas  claro que para tudo existe um preço e se você quer um tratamento especial isto virá na sua conta. 🙂

Veja alguns hotéis que fazem parte desta categoria:

 

Hotel Fasano São Paulo
Hotel Fasano São Paulo

 

Relais & Chateaux Santa Teresa
Relais & Chateaux Santa Teresa

 

Studio do Carmo Boutique Hotel
Studio do Carmo Boutique Hotel

 

Hotel Unique recepção
Hotel Unique

Particularmente acho esta uma das categorias prediletas, recomendo experimentar!

Leticia Carvalho

Mineira, de família carioca, vive atualmente na cidade de São Paulo. Com experiência no universo da hotelaria desde sua infância, possui uma bela mistura de conhecimentos em turismo e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *