costa fascinosa replica navio

Navio Costa Fascinosa – Avaliação do Cruzeiro

Olá Leitores, hoje iremos falar sobre o Navio da Costa Fascinosa! A avaliação foi realizada para o Cruzeiro de rota saindo de Santos, partindo para Balneário Camboriú, Ilha Bela e retorno Santos.

Nosso critério se baseou em pacotes e benefícios, estrutura do navio, roteiros,  gastronomia, programação do navio, tripulação e atendimento. Mas também claro vamos passar dicas para quem é marinheiro de primeira viagem.

O Costa Fascinosa é um navio de cruzeiro que faz parte da frota da Costa Cruzeiros, uma companhia italiana de cruzeiros. Lançado em 2012, o Costa Fascinosa é conhecido por seu estilo elegante e instalações modernas, oferecendo aos passageiros uma experiência de viagem única e sofisticada.

Principais características do Costa Fascinosa

  1. Acomodações: O navio oferece uma variedade de camarotes, desde cabines internas até suítes de luxo, para atender às diferentes necessidades e preferências dos passageiros. As acomodações são projetadas para oferecer conforto e conveniência durante a viagem.
  2. Instalações de Lazer: A bordo do Costa Fascinosa, os viajantes encontram uma ampla gama de instalações de lazer. Isso pode incluir piscinas ao ar livre, jacuzzis, espaços para tomar sol, spa e centro de fitness, proporcionando relaxamento e entretenimento durante o cruzeiro.
  3. Restaurantes e Gastronomia: O navio conta com uma seleção de restaurantes e bares que oferecem diversas opções gastronômicas. Os passageiros podem desfrutar de refeições em restaurantes de diferentes estilos, incluindo opções de cozinha internacional e italiana.
  4. Entretenimento: O Costa Fascinosa oferece uma variedade de opções de entretenimento para todas as idades. Há shows ao vivo, espetáculos teatrais, música ao vivo, discoteca e até mesmo um cassino, proporcionando diversão e animação durante toda a viagem.
  5. Atividades a Bordo: Durante o cruzeiro, os passageiros têm a oportunidade de participar de diversas atividades e programas organizados pela equipe do navio. Isso pode incluir aulas de dança, jogos, atividades esportivas, eventos temáticos e muito mais.
  6. Destinos e Roteiros: O Costa Fascinosa realiza cruzeiros para várias regiões do mundo, incluindo Europa, América do Sul e Caribe. Os roteiros podem variar em duração e destinos visitados, proporcionando aos passageiros uma ampla gama de opções para escolher.

Como em qualquer viagem de cruzeiro, é sempre importante verificar os detalhes do itinerário, opções de acomodação, serviços e atividades específicas oferecidas pelo Costa Fascinosa para garantir que a experiência atenda às suas expectativas e interesses individuais. Cruzeiros podem ser uma ótima maneira de explorar várias cidades e destinos em uma única viagem, combinando conforto e comodidade a bordo com a emoção de novas descobertas em terra firme.

Pacotes e benefícios

Antes de falar do navio em si é importante saber qual o melhor pacote para você. Então você deve se perguntar basicamente três coisas: faço questão de janela ou varanda na cabine? Eu bebo muita bebida alcoólica? Sou uma pessoa que quer paz ou me divertir insanamente?

Se você quer acordar na cabine e saber imediatamente como está o tempo lá fora recomendo fortemente pegar uma cabine com janela ou varanda pois estes navios são enormes e as vezes para você se deslocar até o topo ou as laterais leva um tempo. (a varanda possui uma vista estonteante)

Se você bebe muito ou pouco não importa porque somente o fato de gostar de beber qualquer líquido já faz compensar acrescentar em seu pacote bebidas liberadas. Nenhum vendedor fala para você isso mas la dentro TUDO é em dólar, então imagine você pagar 7 dólares em uma latinha de Pepsi (não tem coca cola). Existem alguns tipos de pacotes para bebidas alcoólicas, no meu caso peguei o pacote de bebida liberada que inclui Vodka, Gin, cervejas e outros…o suficiente para fazer um estrago. Atenção, saiba qual cor identifica seu pacote para não correr o risco de consumir algo fora do seu pacote e depois ter que pagar.



Sobre sua intenção de viagem, se quiser paz e descanso recomendo incluir no pacote o SPA com acesso privativo pois tenha em mente que estes cruzeiros são cheios e as jacuzis ficam cheias assim como as piscinas também. O navio que estávamos tinham 3800 pessoas, ainda existem navios mais cheios. Meu pacote com varanda e bebida liberada (sem SPA) fica em torno de R$3600,00 reais.

Outra coisa dica importante é se inscrever gratuitamente no Costa Club. Se você for Costa Club lá dentro terá um cartão diferenciado e direito a um presentinho (bombom) na cabine com cinema gratuito, dentre outras coisas.

Estrutura do Navio Costa Fascinosa

A palavra que não pode faltar neste navio é limpeza! Isto vale como regra para todos os navios e você irá notar que eles são mais limpos do que muito hotel 5 estrelas pois existe uma grande preocupação com contaminação, essa é a verdade. Então toalhas, roupa de cama, restaurantes tudo nota 10. É obrigatório também assim você pisar no navio fazer o treinamento de primeiros socorros, bem simples você colocará o colete e todos descerão para o primeiro andar juntos.

Possui em seu interior um elevador panorâmico em que você pode ter uma visão ampla de todos os andares (11 andares). Falando sobre estruturas, essa balança viu! Atenção, se é sua primeira vez leve com você um remédio para enjoo pois isso poderá estragar toda sua viagem. Eu senti somente um dia um mal estar mas ele é bem perceptível ainda mais se você enfrentar chuva durante a noite em alto mar. Meu conselho: tome um dramin e vá dançar no centro do navio!

Roteiros Santos – Camboriú – Ilha Bela – Santos

A própria Costa Fascinosa Oferece passeios no pacote para estas paradas, porém recomendo você fazer isto “por fora” pois como já disse anteriormente o valor é cobrado em dólar e pode ficar um pouco mais caro.

Em Camboriú havíamos planejado desembarcar e ir para o Teleférico rumo à praia das laranjeiras, porém o Teleférico estava fechado. Fica a dica, tenha um roteiro backup pois viagem tem disso…imprevistos! Por fim pegamos a segunda opção (ônibus turístico), ele passeou conosco em toda a orla do Balneário por apenas 10 reais (outros foram no barco pirata por 50 reais por pessoa.). E depois fomos para a praia das laranjeiras, água um tom de  verde escuro  e ondas tranquilas…areia um pouco grossa mas um lugar lindo e bem família. Atenção, em janeiro é bem cheio!
O desembarque em Ilha bela é bem no centrinho onde você pode dar um passeio a pé e conhecer lojinhas de artesanato, barzinhos, lanchonetes, restaurantes, etc… Neste mesmo local existem passeios sendo vendidos por 80 reais por pessoa (de Jipe) e 120 reais (escuna). Por escuna você pode fazer mergulho e ver os peixinhos, mas se estiver chuviscando não vá. Por jipe você faz trilhas, conhece cachoeiras e tira foto no mirante, mas se estiver chovendo a entrada pra mergulhar na cachoeira fecha.

Dica: Se você já conhece os lugares de desembarque talvez compense não desembarcar pois assim você terá o navio só para você. 🙂

Gastronomia do Costa Fascinosa

Ao receber a confirmação da compra do pacote você já será informado sobre o seu turno de jantar e em qual restaurante sua cabine está reservada. O primeiro turno ocorre por volta das 19h e o segundo turno por volta das 21:15. O jantar é completo com cesta de pães, entrada, primeiro prato, prato principal, porções a parte e sobremesa.

Dica para casal: Solicite no momento do webcheckin o número de pessoas da cabine, assim caso queira, você poderá ter uma mesa particular para você e seu par em vez de uma mesa grande cheia de pessoas desconhecidas.

A gastronomia é simplesmente maravilhosa pois há comida e bebida praticamente 24 horas por dia. Seja nos restaurantes, seja no buffet, seja na lanchonete. Sempre terá ou café da manhã, horário dos hambúrgueres, almoço, café da tarde e jantar. Além disso existem os restaurantes privativos onde você paga a parte pratos especiais.

Café da manhã do Navio

Jantar do Navio

Sobremesas do Navio

 Tripulação e atendimento

A tripulação do navio é dividida em níveis Crew, Staff e Oficiais. Quase todos são estrangeiros, na recepção muitos estrangeiros por conta da cia portanto tenha em mente saber o mínimo de inglês. Isso é muito importante desde pedir um com licença até um problema mais sério você precisará ir até a recepção ou ligar e dialogar com eles.

Nós brasileiros não temos a cultura da gorjeta, mas fizemos questão de deixar uma “caixinha” para o crew que cuidava de nossa cabine. O trabalho do crew precisa ser valorizado pois eles estão limpando, arrumando, servindo e cuidando de nós o tempo todo. Em nossa experiência, todos foram muito educados porém nem sempre eficazes.

Nossa avaliação foi bem positiva e esperamos voltar a fazer cruzeiros mais longos para usufruir de tudo que um navio desse porte tem a oferecer! Se você sentiu falta de algo ou tem alguma dúvida adoraríamos saber sua opinião comentando neste post ou nos enviando uma mensagem nos contatos. Desejamos a você uma ótima viagem!

 

Leticia Carvalho

Mineira, de família carioca, vive atualmente na cidade de São Paulo. Com experiência no universo da hotelaria desde sua infância, possui uma bela mistura de conhecimentos em turismo e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *