festival paritins boi caprichoso azul

Festival Folclórico de Paritins 2024: Atrações e Hotéis Próximos

O Festival Folclórico de Parintins é um dos maiores e mais vibrantes festivais de folclore do Brasil, realizado anualmente na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. O evento geralmente acontece no último fim de semana de junho e atrai milhares de turistas de todo o país e do mundo. Se você gosta do carnaval do Rio de Janeiro, certamente também irá gostar do Festival de Paritins!

Boi Garantido e Caprichoso (Duelo da Amazônia)

O festival é famoso pela intensa competição entre dois grupos rivais, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Cada grupo apresenta um espetáculo de dança, música e teatro, conhecido como “boi-bumbá”, que conta a história do boi-bumbá, uma tradição popular na região amazônica.

festival no Amazonas Paritins Boi caprichoso azul

As apresentações são verdadeiros espetáculos de cores, ritmos e emoções, com figurinos extravagantes, coreografias elaboradas e performances teatrais cativantes. Os dois bois competem pela preferência do público e de um painel de jurados, que avaliam diversos aspectos das apresentações, como criatividade, originalidade, sincronia e impacto emocional.

Programação do Festival de Paritins 2024

Além das apresentações principais dos bois, o festival também inclui outras atrações, como shows musicais, feiras de artesanato, exposições culturais e gastronomia regional, tornando-se uma celebração completa da cultura e tradição amazônica.

O Festival Folclórico de Parintins é mais do que uma competição entre bois, é uma expressão da identidade cultural do povo amazonense e uma oportunidade de celebrar e preservar as ricas tradições folclóricas da região. Essa divisão dos bois também se dá na compra do ingresso, camarotes e o famoso bumbódromo.

Este festival do boi-bumbá, será sua 57ª edição e acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. Importante garantir o passaporte para o bumbódromo que dá direto aos três dias e ser feito o quanto antes para reserva dos lugares. A compra pode ser feita online pelo aplicativo, aliás é o que recomendamos. 

bilheteria passaporte festival paritings boi vermelho

 

Hotéis perto do Festival de Paritins (Bumbódromo)

Existem diversas opções de hotéis e pousadas próximos ao bombódromo, que é o local do desfile. Vamos recomendar uma estadia em locais baseados na estrutura, hospitalidade e proximidade para que você possa curtir muito este festival tão especial!

A Pousada Santos é uma ótima opção, além da boa estrutura e avaliação, a pousada está absurdamente perto do evento (200 metros do . Em 5 minutos de caminhada você já estará no festival!

Pousada santos em paritins amazonas

Outra ótima recomendação é o Hotel Icamiabas. O nome “Icamiabas” faz referência a uma lenda amazônica, as Icamiabas eram mulheres guerreiras, segundo a tradição indígena. Esse nome traz um pouco da atmosfera e da cultura da região para o hotel.

Além disso, o hotel está localizado a apenas 1.1km do Festival de Paritins. Oferece serviços adicionais, como café da manhã, restaurante, estacionamento gratuito e assistência turística para os hóspedes.

Leticia Carvalho

Mineira, de família carioca, vive atualmente na cidade de São Paulo. Com experiência no universo da hotelaria desde sua infância, possui uma bela mistura de conhecimentos em turismo e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *