Canela, Rio Grande do Sul

TOP 5 Lugares para Viajar no Inverno e Curtir o Frio no Brasil

Faltando pouco mais de dois meses para a chegada da primavera, ainda dá tempo de curtir o friozinho das montanhas nos destinos de inverno mais procurados do país. A estação considerada a mais elegante pela moda e a mais gostosa pela culinária, lota as cidades que possuem baixas temperaturas nessa época do ano. Confira nossa lista TOP 5 com alguns dos roteiros que atraem turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Curtir o frio em Campos do Jordão

Campos do Jordão, em São Paulo, merece um maior destaque! Conhecida como a “Suíça Brasileira”, é um destino encantador localizado na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. Com seu clima frio, ar europeu e belas paisagens naturais, a cidade atrai turistas durante todo o ano. Se você está planejando uma viagem para esse charmoso refúgio de montanha, aqui estão algumas sugestões de atividades imperdíveis para aproveitar ao máximo sua estadia:

1. Passeio pelo Capivari:

O Capivari é o coração de Campos do Jordão, um charmoso bairro repleto de lojas, restaurantes, cafés e arquitetura alpina. Faça um passeio pelas ruas arborizadas e descubra a atmosfera acolhedora e romântica que permeia o local. Prove o famoso chocolate quente e delicie-se com fondues e outras delícias da gastronomia local.

2. Horto Florestal:

Para os amantes da natureza, uma visita ao Horto Florestal é imprescindível. O parque oferece trilhas cercadas por exuberante vegetação, lagos, cachoeiras e mirantes com vistas deslumbrantes das montanhas. É o lugar perfeito para caminhar, fazer piqueniques e se conectar com a natureza.

3. Teleférico e Morro do Elefante:

Suba ao Morro do Elefante por meio do teleférico e desfrute de uma vista panorâmica de Campos do Jordão. A experiência proporciona uma perspectiva única da cidade e das montanhas ao redor.

4. Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro:

Esses espaços culturais, localizados próximos ao Horto Florestal, oferecem uma mistura de arte e natureza. O Museu Felícia Leirner abriga uma coleção de esculturas ao ar livre em meio ao verde, enquanto o Auditório Claudio Santoro é conhecido por seus concertos de música clássica.

5. Amantikir – Jardins que falam:

Explore os belíssimos jardins temáticos de Amantikir, onde você encontrará paisagens inspiradoras, labirintos, esculturas e um ambiente perfeito para relaxar e apreciar a beleza natural.

6. Palácio Boa Vista:

A residência oficial de inverno do Governador do Estado de São Paulo está aberta à visitação pública. O Palácio Boa Vista apresenta arquitetura requintada e uma coleção de obras de arte, mobiliário e objetos históricos que revelam um pouco da história do Brasil.

7. Aventura na Estrada de Ferro Campos do Jordão:

Não deixe de fazer um passeio de trem pela famosa Estrada de Ferro Campos do Jordão. A viagem percorre paisagens deslumbrantes e proporciona uma experiência nostálgica em vagões de época.

8. Eventos e Festivais:

Campos do Jordão é palco de diversos eventos e festivais ao longo do ano, como o Festival de Inverno, que reúne música clássica, jazz e outros gêneros musicais. Fique de olho na programação cultural durante sua visita. Essas são apenas algumas das muitas atividades que Campos do Jordão tem a oferecer.

 

Campos do Jordão fica bem localizado, há 180 km da capital de São Paulo e, apesar de não estar no sul prepare-se para uma temperatura mínima por volta do 0 graus Celsius.

!Indicação de hospedagem:

Esta é uma cidade releta de todo tipo de acomodação, mas atenção se você for em alta temporada os valores das diárias podem variar bastante! Uma das melhores dicas para hotéis em Campos do Jordão, com certeza é ficar próximo dos locais citados acima, pois depender do carro pode ser uma alternativa não tão boa. Indicamos Villa di Caserta by Capivari Lodge Home e Canada Lodge Campos do Jordão.

Destinos de Inverno ao Sul

Situada na Serra Gaúcha e colonizada por imigrantes alemães e italianos, Gramado é considerada um cantinho da Europa no Brasil. No inverno, entusiasmados com a grande a possibilidade de nevar na cidade, os turistas esgotam a maioria dos quartos de hotéis da cidade. Uma boa opção de hotel em Gramado é o Gramado Master Palace, com vista maravilhosa para o vale e a 800m do centro.

São Joaquim famosa por registrar as menores temperaturas do Brasil no inverno, está a um altitude de 1360m na Serra do Rio do Rastro no estado de Santa Catarina. Nesse período os termômetros chegam a marcar de 10 a 15 graus negativos na cidade que garante aos visitantes opções pra lá de aconchegantes para se hospedar. Uma opção muito bem avaliada pelos turistas é o São Joaquim Park Hotel, conhecido como um dos melhores da cidade.

Canela, Rio Grande do Sul

Clima frio do Sudeste

Petrópolis (RJ),  Monte Verde (MG) e Penedo (RJ) são excelentes opções para aqueles que querem passar apenas um final de semana e não gostam de temperaturas muito geladas. Localizadas na região sudeste, estes destinos possuem fácil acesso, a movimentação é frequente e o clima extremamente agradável com tardes ensolaradas e centros badalados com restaurantes, lojas e praças.

Uma boa dica de hospedagem em Penedo é o chalé Maison Clapp, local com bastante vegetação, aconchegante e com um belo café da manhã.

Leticia Carvalho

Mineira, de família carioca, vive atualmente na cidade de São Paulo. Com experiência no universo da hotelaria desde sua infância, possui uma bela mistura de conhecimentos em turismo e tecnologia.

One thought to “TOP 5 Lugares para Viajar no Inverno e Curtir o Frio no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *